segunda-feira, 8 de agosto de 2016

VOCÊ SABIA QUE A PANELA DE PEDRA !!!!!

PANELA DE PEDRA 


O esteatito é uma rocha metaultramática encontrada em grande quantidade na região do quadrilétero mineiro. Sua utilização foi desde os indígenas nativos, ficando famosa pelo nome de pedra sabão pelo seu uso no século XVII por artesões barrocos, como o Aleijadinho.

CARACTERÍSTICA DA PANELA DE PEDRA

A panela de pedra sabão é pesada, podendo variar com tampa, de 2 a 3 kg. Ela é antiaderente naturalmente, o que facilita sua higienização (limpeza) e termicamente considerada inerte, ou seja, demora para aquecer e para esfriar o alimento. Sua utilização pela população local baseia-se no preparo de feijão, arroz, carnes, angu, ensopados e frituras. Porém, não é recomendado a técnica de fritura neste tipo de panela pois a degradação do óleo ocorre mais rapidamente, formando compostos prejudiciais ao organismo. Em caso de fritura, o óleo deve ser dispensado.
A técnica de cura da panela crua é um procedimento recomendado neste tipo de material e consiste em untar todo o utensílio com óleo vegetal refinado na parte interna e externa, encher o recipiente com água em temperatura ambiente e leva-la ao forno na temperatura de 200ºC por 2 horas. Em seguida, desligar o forno e apenas retira-lo quando estiver resfriado, repetindo o procedimento antes do primeiro uso.
A limpeza deve ser efetuada com atenção, nunca armazenando-a úmida, sendo indicado a chama do fogo como método de garantia. O cuidado para que resíduos de sujeira não fiquem retidos nos poros contribui no aspecto de segurança alimentar.
Destaca-se o mito das panelas em pedra sabão são melhores para a ingestão dos minerais cálcio e ferro. No entanto, este fato não é comprovado, embora as análises relataram a migração dos minerais cálcio, magnésio, ferro e manganês ao alimento, sendo o níquel em elevado grau apenas se a panela não estiver curada. O níquel também foi identificado no alimento, que é mantido por certo tempo em contato com a panela curada. Dessa forma não é recomendada a utilização desta panela para o armazenamento de alimentos por mais de 24 horas.
A pedra sabão também mantém o sabor e calor do alimento, mas deve ser revestida para evitar a liberação de níquel e diminuir a contaminação bacteriana. Todavia, mesmo que o material de revestimento esmaltado seja atóxicos e totalmente impermeáveis, se a panela rachar deve ser descartada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário